Viçosa

De WikiAlagoas
Localização de Viçosa em Alagoas.
Bandeira de Viçosa.

Viçosa é um município de Alagoas, situado a 86 Km de Maceió. Localizado na Mesorregião Leste Alagoana e Microrregião Serrana dos Quilombos, tem uma população de 25,444 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 354,762 km². Viçosa localiza-se a 09º22'17" de latitude sul e 36º14'27" de longitude oeste, a uma altitude de 210 metros acima do nível do mar.

Tabela de conteúdo

História

Todos os anos pelo Natal o padre Manoel Caetano saia de Atalaia para celebrar a missa do galo em Quebrangulo. No ano de 1789 possivelmente, não conseguindo atravessar o riacho por motivo de muita chuva, ergueu uma cruz no oiteiro mais próximo e celebrou a missa do Natal.

Um agricultor de algodão chamado Manoel Francisco, em 1790, fixou residência no sitio riacho do meio com finalidade experimentar a cultura de alagoas. Tempos depois ergueu uma capelinha de madeira no ponto onde foi celebrada a missa (hoje igreja do Rosário)

Com o passar do tempo várias casas foram construídas ao lado esquerdo da igrejinha todas elas de madeira. De diversos pontos do município, sobretudo no Sabalangá e da mata escura. Esses moradores eram representados pelos descendentes paulistas, pelos negros dos quilombos e pelos índios que tinham vindo com mestre de campo Domingos Jorge Velho. Primeiros Habitantes: Os índios Cambembes. Esses índios viviam no cultivo do algodão e nos engenhos dos proprietários de terra.

Emancipação Política de Viçosa

Viçosa pertencia à Atalaia, com o passar do tempo desenvolveu-se pela agricultura. O povoado foi crescendo e não dava mais para ser dependente de outro município.

Viçosa ficou livre de Atalaia por decreto Lei assinado por D. Pedro II, no dia 13 de outubro de 1831, a povoação do Riacho do Meio foi levada à categoria de Vila, pelo Decreto Imperial que a desligou de Atalaia, compreendendo as seguintes povoações: Riacho do Meio, Lourenço, Passagem, Quebrangulo, Caçamba e Limoeiro.

Hino de Viçosa

O meu solo é feliz e ditoso,

os meus vales são mui verdejantes,

o teu rio desliza formoso,

os meus campos são fertilizantes.


As florestas me dão formosura,

minhas flores são lindas, cheirosas,

no meu seio, só mora a ternura,

só desfere canções amorosas.


Bela princesa das matas,

opulenta e populosa,

a todos amas e acatas,

florida e verde Viçosa.

Nomes que Viçosa Recebeu:

Riacho do Meio, Assembléia, Viçosa

Geografia

Localização

Viçosa está localizada na mesorregião do leste alagoano, mais especificadamente na microrregião serrana dos quilombos. Sua sede esta a 9°22’17’’ sul e longitude 36°14’27’’oeste. Com uma altitude de 210 metros acima do nível do mar. Seus principais acessos são pela BR-316, AL-204 e a AL-110, todas asfaltadas.[18]

Divisão Administrativa

A cidade esta dividida em seis bairros – Centro, Mutirão Cidade de Deus, COHAB, Sabalangá, Mutirão Frei Damião e Distrito Industrial.

Clima

Viçosa possui um clima árido, sem estações bem definidas, no Inverno sua temperatura média é de 22°C e no verão 35°C. Já a precipitação média anual Varia de 1 300mm a 1 400mm, distribuídos de forma irregular durante o ano.

Vegetação

A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila.

Relevo

O relevo de Viçosa é muito acidentado, com serras e vales. O ponto mais alto é a serra do Bananal com 500 metros, seguida da serra dois irmãos com 400m, outros pontos são a chã do Tangil, alto da balança, alto do cento e vinte, alto da conceição, alto do cemitério e auto da dourada.

Hidrografia

O sistema hidrográfico é representado pelo Rio Paraíba e seus afluentes. O Rio Paraíba é, em extensão, o 3º maior rio de Alagoas, menor apenas que o São Francisco e o Mundaú. Da nascente até a foz possui 180 km de curso, dentre esses 30 km passam por Viçosa. Nascendo na Serra do Gigante, município de Bom Conselho (PE), atravessa o estado de Alagoas do oeste para o leste, banhando os municípios de Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela, Atalaia e Pilar, desaguando a aproximadamente 2Km ao sul da sede deste último município, na lagoa Mangüaba.

Seu ponto máximo de concentração das águas dá-se quando atravessa a Serra Dois Irmãos, formando então um bela cachoeira com alguns metros de altura, nas proximidades da divisa entre os municípios de Viçosa e Cajueiro.

Segundo alguns autores, o vocábulo Paraíba origina-se de para-água e hyba, árvore, sendo a tradução integral “árvore-d’água”. Outros autores afirmam que Paraíba é o mesmo que para-ahyba, cuja tradução é: rio ruim ou impraticável. A segunda versão parece ser mais certa, levando-se em conta o fato que os índios não costumavam fazer denominações gratuitas, e sim baseadas em alguma propriedade ou algum fato concreto. No Paraíba – segundo Alfredo Brandão – o que mais lhes deve ter chamado atenção foi o fato de o rio possuir seu leito muito pedregoso e de difícil navegação.

Principais afluentes: Margem direita: Bálsamo, Porangaba e Riachão Margem esquerda: Caçamba, Limoeiro, Paraibinha, Riacho do Meio e Gurungumba. Principais cachoeiras: Cachoeira Dois Irmãos – formada pelo rio Paraíba Cachoeira Grande – formada pelo rio Caçamba Cachoeira Pindobinha – formada pelo rio Riachão.

Política Municipal

Prefeito: Flaubert Torres Filho

Partido: PTB

E-mail da Prefeitura: vicosa.al@superig.com.br

Telefones Prefeitura: (82)3283-1375

Endereço: Rua do Centenário, 02 - Centro

CNPJ: 12.333.746/0001-04

CEP: 57700-000

Fax Prefeitura: 3283-1375 3283-1340

Indicadores sócio-econômico

Produto Interno Bruto(PIB)

Quadro com dados do PIB do município de Viçosa.

A produção dos municípios do estado de Alagoas são analisados mediante a soma das produções em: Agropecuária, indústria, serviços e impostos. Veja ao lado um quadro com a produção dos referidos setores no município de Viçosa.

Educação

Segundo o senso do IBGE(2009), o município de Viçosa tem 5.804 estudantes matriculados no ensino fundamental e 1.729 estudantes matriculados no ensino médio. O município conta com o serviço de 229 docentes no ensino fundamental e 55 docentes no ensino médio.

No ano de 2006 foi reativado o pólo de extensão da UFAL, no Centro de Ciências Agrárias (CECA), onde desde então funciona o curso de Medicina Veterinária.

Também existe a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), que é universidade a distância, e a Escola de Enfermagem Santa Juliana, ambas localizadas no Colégio São Tomás de Aquino.

Escolas privadas (na cidade)

Existem três escolas particulares no município:

  • Colégio São Tomás de Aquino (ensino médio, fundamental e infantil);
  • Colégio Arco-Íris (ensino infantil);
  • Colégio Santa Bárbara (ensino infantil)

Escolas públicas

Estaduais:

  • Escola Estadual Joaquim Diégues;
  • Escola Estadual Monsenhor Machado
  • Grupo Escolar 13 de outubro

Municipais:

  • Escola municipal São José;
  • Escola municipal Pedro Carnaúba;
  • Escola de 1º Grau Dr. Manuel Firmino

Produção Agrícola

Dados sobre agricultura em Viçosa.

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Viçosa consiste no cultivo de: Abacaxi, banana, batata-doce, cana-de-açúcar, fava, feijão, laranja, mandioca, manga, maracujá e milho.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Viçosa, entre os anos de 2007 e 2008.

Produção Pecuária

Dados sobre a produção pecuária em Viçosa.

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Viçosa é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, caprinos,codornas, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, mel de abelha, muar, ovinos, ovos de codorna, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Viçosa, entre os anos de 2003 e 2008.

Produção de Pescado

Agências Bancárias

Segundo dados de uma pesquisa direta, via internet, nas agências bancárias em 2008, Viçosa conta com uma agência do Banco do Brasil S/A, localizada na Av. Firmino Maia, n.º 46 - Centro e uma agência da Caixa Econômica Federal Pç. Apolinario Rebelo, n.º 36 - Centro.

Comunicações

O município de Viçosa conta com duas rádios:

Uma rádio local denominada Princesa das Matas, frequêcia AM 1560 khz, acessível no site: http://www.princesadasmatas.com/.

Uma rádio demonimada Rádio Tropical, frequência FM 104,9 khz, acessível no site: http://www.tropicalfm-web.com/.

Cultura

No mundo intelectual, Viçosa foi considerada a “Atenas de Alagoas” pela quantidade de professores, doutores, historiadores e poetas. Viçosa tinha um ensino significativo que embasava e contribuía para a formação de alunos.

Viçosa é sede da 4ª Coordenadoria Regional de Ensino (estadual) com jurisdição além de Viçosa, sobre Paulo Jacinto, Atalaia, Capela, Mar Vermelho, Cajueiro, Pindoba e Chã Preta.

Vários são os escritores viçosenses que merecem destaque com livros publicados: José Maria de Melo (Os Canoés), Otávio Brandão, José Aragão, Denis de Melo, José Aloísio Vilela, José Pimentel, Théo Vilela, Tibúrcio Nemésio, Sidney Vilela, Manoel Brandão Vilela, Isa Loureiro, além de tantos outros.

No que diz respeito à cultura popular, ou seja, no folclore, muitos são os ilustres viçosenses que contribuíram para que nossa terra fosse denominada de Terra do Folclore.

Entre os muitos podemos citar Synfrônio Vilela, Théo Brandão, José Aloísio Vilela, José Maria de Melo, José Pimentel Amorim, Pedro Teixeira, Mestre Osório Tavares, Vivaldo Vilela e tantos mais.

O jornalismo em Viçosa, teve destaque no meio cultural de Alagoas, a edição de jornais escritos e editados aqui na terra Atenas de Alagoas contribuíram para o nosso desenvolvimento cultural. Ainda hoje vemos pessoas abnegadas fazendo jornalismo amador, escrevendo em jornais estudantis.

Turismo

Casa da Cultura e da Cidadania Parque de Esculturas (Avenida Firmino Maia) Cachoeira Dois Irmãos – formada pelo rio Paraíba Cachoeira do Caçamba – formada pelo riacho Caçamba Cachoeira Serra Grande – formada pelo riacho Caçamba Cachoeira Pindobinha – formada pelo riacho Riachão Parque de vaquejada Antônio Rouco Parque de Cavalhada Synfrônio Vilela Estádio de futebol Teotônio Vilela Passeios ecológicos: matas, trilhas, banho de bicas, visita a Serra dos Dois Irmãos, onde se situaram os primeiros quilombos Haras Boa Sorte Museu do Anel Museu do Folclore Casa de Música José Aprígio Vilela Prédios históricos Povoado quilombola Sabalangá Praça Apolinário Rebelo Igreja do Rosário

Gastronomia

Religião

Viçosa possui várias igrejas pertencente a diversas religiões, a de maior número de fiéis é a católica, seguida pela a da Assembleia. Igreja Católica de Viçosa.


Evangélicos

No dia 2 de Julho de 1957, foi instalada em Viçosa, na rua Frederico Maia, a Assembleia de Deus. Outras igrejas evangélicas são mais recentes, como a Batista, Presbiteriana Renovada, Igreja de Jesus Cristo dos últimos Dias, Testemunhas de Jeová, entre outras. Número de Fiéis (Censo 2000):1 017

Outras religiões

Em Viçosa também existem outras religiões. Dentre elas a Loja Maçonica Mensageira da fé. No ano de 1903, foi fundada na rua Tiburcio Nemésio (Gurganema), depois transferida para a Rua Ismael Brandão. Número de fiéis de outras religiões (Censo 2000): 1 937

Esportes

O futebol é sem dúvida o principal esporte na cidade, que já teve dezenas de times amadores. Seu time profissional é o Comercial Futebol Clube, fundado em 6 de junho de 1965, disputou a elite do futebol alagoano de 1987 até 2000 chegando a ser vice-campeão alagoano. No ano 2000 por motivos financeiros entrou em crise e foi rebaixado. Entrando em inatividade.[23]

Seu estádio é o Estádio Teotônio Vilela, com capacidade para 10 mil pessoas. Inaugurado em 12 de novembro de 1986

Vídeos

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento